16 de out. de 2010








“Educar é ser um artesão da personalidade, um poeta
da inteligência, um semeador de idéias”
                                                                                                               Augusto Cury
















                     

12 de out. de 2010

Olha aí colega professor, uma sugestão chegando:

Projeto Interdisciplinar


 

DISCIPLINAS:
Informática, Língua Portuguesa, Sociologia, Geografia, Artes, Matemática.

ATIVIDADES:


Língua Portuguesa : Conceitos e estudos da Charge;
Informática: Apresentação do Projeto com imagens sugestivas do tema no datashow, software de apresentaçã de slide (power point, impress)

Sociologia: Leitura de textos - Inclusão Social e Inclusão Digital no Brasil e no Mundo;
Informática: Pesquisas na internet, inserir imagem, copiar – colar,  Software de produção de textos (word, wride);

Geografia: Relações Geográficas e Demográficas relacionadas ao tema;
Informática: Pesquisas na internet, inserir imagem, copiar – colar,  Software de produção de produção de texto (word, wride);
Matemática: Construção de Gráficos da análise realizada dos índices de inclusão Social e Digital no Brasil e no mundo;
Informática: Pesquisas na internet, inserir imagem, copiar – colar,  Software de produção de gráficos (excel, calc);

Artes:Elaboração de uma Charge;
Informática:Pesquisas na internet, inserir imagem, copiar – colar,  Software de desenho ou de produção de slide;


8 de out. de 2010




       O Comitê para Democratização da Informática lançou o Guia para o uso responsável da Internet
       O objetivo deste material é oferecer o entendimento da dinâmica que envolve a Internet, bem como tirar dúvidas e servir como base de navegação para crianças, pais e professores.
       O guia contém informações para cada público e traz orientações, dicas e sugestões para quem quer usufruir da Internet de forma responsável, alertando os usuários sobre os riscos de se navegar na rede e as consequências futuras que alguns conteúdos postados na web podem ter.
       Na cartilha para os professores há, por exemplo, dicas de como prevenir os alunos e como proteger o computador de conteúdos indesejados, além de um blog em que os professores podem interagir e trocar experiências.
      História em quadrinhos e vídeos, presentes nos três tipos de guias, facilitam o entendimento da mensagem com exemplos práticos.


      Professor, clique na imagem acima para acessar o Guia.




Dicas para o bom uso das tecnologias

Algumas dicas são importantes para melhor utilizarmos as tecnologias:
1.O INÍCIO Se você quer utilizar a tecnologia em sala, comece investigando o potencial das ferramentas digitais. Uma boa estratégia é apoiar-se nas experiências bem-sucedidas de colegas.

2.O CURRÍCULO No planejamento anual, avalie quais conteúdos são mais bem abordados com a tecnologia e quais novas aprendizagens, necessárias ao mundo de hoje, podem ser inseridas.

3.O FUNDAMENTAL Familiarize-se com o básico do computador e da internet. Conhecer processadores de texto, correio eletrônico e mecanismo de busca faz parte do cardápio mínimo.

4.O ESPECÍFICO Antes de iniciar a atividade em sala, certifique-se de que você compreende as funções elementares dos aparelhos e aplicativos que pretende usar na aula.

5.A AMPLIAÇÃO Para avançar no uso pedagógico das TICs, cursos como os oferecidos pelo Proinfo (programa de inclusão digital do MEC) são boas opções.

6.O AUTODIDATISMO A internet também ajuda na aquisição de conhecimentos técnicos. Procure os tutoriais, textos que explicam passo a passo o funcionamento de programas e recursos.

7.A RESPONSABILIDADE Ajude a turma a refletir sobre o conteúdo de blogs e fotologs. Debata qual o nível de exposição adequado, lembrando que cada um é responsável por aquilo que publica.

8.A SEGURANÇA Discutir precauções no uso da internet é essencial, sobretudo na comunicação online. Leve para a classe textos que orientem a turma para uma navegação segura.

9.A PARCERIA Em caso de dúvidas sobre a tecnologia, vale recorrer aos próprios alunos. A parceria não é sinal de fraqueza: dominando o saber em sua área, você seguirá respeitado pela turma.

Fonte: Revista Nova Escola
 
 

7 de out. de 2010

Atividade com professores

       A equipe de professores das nossas escolas serão preparados para o uso das tecnologias digitais, focando a aplicação pedagógica e práticas que privilegiem a aprendizagem baseada na construção cooperativa do conhecimento.

Aí vai...



  • Colegas, observem o trabalho dos alunos da postagem anterior. Este trabalho com a 3ª série do Ensino Médio da Escola Estadual de Educação Básica Barão Homem de Melo de Alto Alegre busca a inclusão e cooperação dentro de uma proposta interdisciplinar.





  • Agora vamos pensar um pouco na nossa prática. Assista ao vídeo: 



 




















 
  • Vamos fazer algumas leituras que embasarão nosso conhecimento: 


Não sei nada de tecnologia

Inclusão digital      
                                                  



PARTE 1

O PROFESSOR


INCLUSÃO DIGITAL X INCLUSÃO SOCIAL

Esta é a turma da 3ª série do Ensino Médio da Escola Estadual de Educação Básica Barão Homem de Melo de Alto Alegre. Com estes alunos será realizado um projeto interdisciplinar desenvolvendo o tema  Inclusão Digital X Inclusão Social envolvendo os professores das disciplinas de Informática, Língua Portuguesa, Literatura, Sociologia, Geografia, Matemática e Artes.

Acompanhe este projeto!
Maiores detalhes no Blog da Turma Terceiranista

E afinal o que quer dizer Inclusão Digital?

            O termo "inclusão digital", de tão usado, já se tornou comum.
            E o que significa inclusão digital?
            Antes de tudo, melhorar as condições de vida de determinada comunidade com ajuda da tecnologia.
          Incluir digitalmente não é apenas "alfabetizar" a pessoa em informática, mas melhorar os quadros sociais a partir do manuseio dos computadores.
           De nada adianta oferecer acesso à Internet e editor de textos. Nós precisamos transformar a perspectiva de vida das pessoas, buscar soluções práticas que melhorem a vida desses novos usuários.
           A instalação de computadores nas escolas é uma alternativa eficiente desde que utilizados por instrutores eficientes, equipamentos que funcionem e diretrizes claras.

            É aí que entramos nós!

            Começando por incluir os PROFESSORES.